No filme de ficção científica Limitless, Bradley Cooper desempenha o papel de um escritor fracassado que é apresentado a uma droga que melhora sua acuidade mental e lhe permite atuar além de suas habilidades, tornando-o rico e próspero.
A ideia de que uma pequena pílula pode mudar suas habilidades tão radicalmente é intrigante. Contudo, hoje sabemos que há substâncias que podem melhorar nossa capacidade, como um nootrópico noturno.
Para ajudar você a entender mais sobre o papel de um nootrópico noturno, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é um nootrópico noturno?
Alguns chamam as drogas nootrópicas de “drogas inteligentes”. Elas são produzidas com a intenção de estimular os cérebros.
Pela definição ampla, estas podem ser substâncias e produtos químicos naturais ou sintéticos que têm efeitos benéficos nas funções cognitivas, o que significa que podem ser substâncias comuns, como café e ácidos graxos ômega-3, bem como medicamentos prescritos.
Você já deve ter ouvido falar do Adderall, prescrito para pessoas com TDAH para melhorar a função cerebral. A Ritalina, prescrita para melhorar a memória, a atenção e o processamento de informações, também é considerada nootrópica, assim como psicodélicos e até café.
Embora Adderall e Ritalina sejam medicamentos prescritos que você não consegue encontrar sem receita médica, existem muitas outras substâncias no mercado à base de especiarias, ervas e outros ingredientes que são conhecidos por melhorar as funções cognitivas.
Mas como funcionam?
Muitas “drogas inteligentes” são compostas de produtos químicos que fornecem estimulantes temporários para melhorar a concentração e a atenção por um tempo. No entanto, cada substância é comercializada para ter funções diferentes.
Por exemplo, Alpha Brain é um suplemento projetado para melhorar a memória, a concentração e a velocidade mental.
Outra substância chamada Qualia Mind deve melhorar a concentração, a energia, mas também a criatividade e o humor. Outros produtos visam aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e a absorção de nutrientes.
Eles funcionam?
Embora essa classificação de substâncias possa cobrir uma ampla variedade de melhorias e efeitos, é questionável se elas fazem ou não uma diferença significativa.
Alguns percebem uma diferença em sua capacidade de serem eficazes e produtivos em todas as suas tarefas e dependem de suplementos diários para o bom funcionamento. De fato, muitos estudos mostraram que substâncias naturais têm efeitos positivos nas funções cerebrais.
A dopamina, por exemplo, fortalece as vias cerebrais dos neurotransmissores.
Outros produtos, como Alpha Brain, afirmam agir combinando ingredientes que promovem o aumento da cognição. Um ingrediente usado no Alpha Brain, chamado huperzia serrata, é usado na China para combater a doença de Alzheimer.
Um estudo de 2014 sugere que esse ingrediente poderia ajudar a retardar a morte celular e proteger contra doenças neurodegenerativas.
Estudos mostraram que o Alpha Brain melhora significativamente a memória verbal e o Qualia Mind melhora a memória, o raciocínio e a concentração.
Dito isto, os efeitos das drogas nootrópicas têm resultados e suporte científico variados. Também deve ser reconhecido que muitos produtos contêm vitaminas solúveis em água.
Se você estiver tomando um suplemento enquanto já estiver consumindo o suficiente dessas vitaminas, então o suplemento caro não o ajudará.
As drogas nootrópicas são seguras?
Alguns suplementos são feitos de misturas de especiarias, ervas e produtos químicos naturais inofensivos, como açafrão ou cafeína.
No entanto, outros produtos são feitos de produtos químicos sintéticos questionáveis. Qualquer produto químico, orgânico ou sintético, que afete a química cerebral pode ser perigoso e ter efeitos colaterais prejudiciais.
Gostou de saber mais sobre um nootrópico noturno? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!